9 de agosto de 2012

Tudo é vaidade e correr atrás do vento

Às vezes a gente corre tanto, e de forma tão automática, que não separa sequer um minuto pra refletir sobre atrás do que, realmente, vale tanto a pena correr...e, mais do que isso, se vale!


Com certa frequência me pego a pensar na intrigante afirmação do Rei Salomão: "tudo é vaidade e correr atrás do vento" (Eclesiastes 2:17). 

Palavras que, se por um lado soam pessimistas, por outro, abrem nossos olhos para a realidade da vida. Atrás do que tanto corremos? Pelo que tanto suamos? Quem nos mandou ir para onde estamos indo? O que estamos fazendo realmente é o que achamos que deveria ser feito? As regras que temos seguido fazem, para nós, algum sentido...?
Que riquezas temos acumulado - elas possuem algum valor eterno? O que, de mais precioso há na nossa vida, que temos dado em troca delas?
Quais princípios têm nos regido?
O que, de fato, vale a pena e não consiste apenas em correr atrás do vento - algo passageiro que, no fim, era apenas vaidade, apenas orgulho, apenas o desejo se suprir expectativas alheias?

Tenho sido confrontada com esses questionamentos. Desafiada a organizar as coisas dentro de mim: quais delas são expectativas dos homens, quais são anseios meus, e quais são a vontade do meu Pai! E a pensar, principalmente, se elas coincidem entre si. Porque, se não coincidem, não estou sendo coerente, nem inteira, mas, antes, estou dividida em partes que não se tocam, se desconhecem - e isso adoece a alma!
Tenho sido desafiada a estar consciente de como tenho levado a minha vida, se as coisas com que tenho gasto minha energia são realmente importantes e úteis e, mais do que isso, quais das minhas atitudes ecoarão na eternidade.

E agradeço a Deus por isso... por não permitir que meu espírito se acomode, ao mesmo tempo em que lhe traz Paz; por iluminar minha mente e instigá-la a fazer perguntas e a pensar, sem perder a sanidade; por fazer caírem vendas dos meus olhos que poderiam me levar a cair em poços sem fundo; por iluminar o meu caminho, pra que eu não entre em caminhos sem volta. E, acima de tudo, por me fazer saber que, mesmo nas tribulações, Ele está no comando e presente, e que elas carregam em si o propósito de me tornar alguém mais nobre e segundo o Seu coração. Obrigada, Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário