19 de janeiro de 2010

DEUS E O MAL (?) - e a pobreza, violência, desigualdade...


Bom, hoje vou tratar de uma questão, certamente, polêmica, que me incomodou durante um tempo e que, pelo que tenho visto nos blogs, orkut's, e entre as conversas, também tem inquietado a muitos outros.

A pergunta mais frequente que ouço quando afirmo que acredito em Deus, é a de sempre e pretendo, aqui, responder de uma vez só:

"Se Deus existe, então por que existem tantas pessoas passando fome, tanta desigualdade, violência, miséria, etc, etc, etc???"

Para começar, não achei raciocínio mais ilustrativo do que o do filósofo Grego do período Helenístico, Epicuro:

"Deus quer prevenir o mal, mas não consegue?
Então ele não é onipotente.
Ele consegue, mas não quer?
Então ele é malevolente.
Ele quer e consegue?
Então por que o mal acontece?
Ele não quer e não consegue?
Então por que chamá-lo de Deus?
"

Pois bem, perguntas semelhantes a essas eu já me fiz, creia! E, se alguém me perguntar se eu sinto qualquer culpa quanto a isso, vai ouvir um ressonante NÃO! Tenho consciência de que Deus me deu um cérebro e um coração, para, dentre outras coisas, procurá-lo, e que, de um ser criado para ser racional, não se pode esperar outra coisa, senão que ele faça questionamentos, para poder partir em busca das respostas. Essa é uma característica exclusivamente humana. Uma foca, um cachorro, um passarinho, uma formiga, qualquer outro animal, simplesmente EXISTE e age por instinto de sobrevivência, sem se inquietar com "por quês?" Fomos constituídos racionais, dotados de inteligência, de vontade,de criatividade, tal COMO ELE! E é isso que significa o "à imagem e semelhança de Deus", dito em Gênesis 1.27.
P.S: Algo me diz que aqui serão levantadas outras dúvidas e questões polêmicas, mas vamos por partes e tentemos nos ater ao objetivo inicial, por ora.

Bom, como, além de humana, eu sou, desde pequena, muito curiosa, não me conformo com menos do que sempre tentar me informar de todas as faces da moeda, e futrico, e cavoco,e reviro tudo atrás das respostas, tentando me manter o mais lúcida possível, pois se tem algo que eu não gosto de fazer e me esforço para evitar é IGNORAR A REALIDADE, e quem me conhece sabe disso! No meu caso, obter algumas respostas não foi algo imediato, rápido, mas um longo processo, questionado e, principalmente, vivenciado durante anos! Por isso, depois de ler, conversar, ouvir, investigar, procurar, hoje , SIM, EU CREIO EM DEUS (e, mais do que isso, no Deus-Jesus) e estou segura da minha fé, que ninguém jamais poderá me tirar, porque não foi algo apenas compreendido intelectualmente, mas VIVIDO, EXPERIENCIADO!

Não somente nessa questão polêmica de hoje, no entanto, mas, EM TODAS, eu aprendi a não emitir minha opinião sem antes ter escutado (o máximo que eu pude e não mais do que o suficiente) TODOS os lados, pois, de uma posição tomada sem informações sérias não se pode esperar muita validade.
Mas o que está em questão hoje aqui não são as experiências pessoais que tive na minha intimidade com o Deus em que acredito (disso falarei em outras ocasiões), então, voltemos à suposta "falta de resposta" que inquieta tantas pessoas que têm deixado de crer na existência de Deus, ou que Ele existe e que Ele é BOM!

Como sei que as palavras de uma simples estudante "anônima" não receberão crédito de algumas pessoas, me utilizo das palavras de alguns intelectuais daqui pra frente, até porque, elas traduzem o que eu diria.

Primeiramente, vou contar o "causo" do cristão conversando com o barbeiro, chamado

BARBEIROS NÃO EXISTEM:

"Um homem foi ao barbeiro. Enquanto tinha seus cabelos cortados, conversava com o barbeiro. Falava da vida e de Deus.
Daí a pouco, o barbeiro, incrédulo, não agüentou e falou:
- Deixa disso, meu caro, Deus não existe!
- Por quê? - perguntou o homem.
- Ora, se Deus existisse não haveria tantos doentes, mendigos, pobres,
etc... Olhe em volta e veja quanta tristeza. É só andar pelas ruas e
enxergar!
- Bem, esta é a sua maneira de pensar, não é?
- Sim, Claro!
Pois bem, o freguês pagou o corte e foi saindo, quando avistou imediatamente um maltrapilho imundo, com longos e feios cabelos, barba desgrenhada, suja, abaixo do pescoço. Não agüentou, deu meia volta e interpelou o barbeiro:
- Sabe de uma coisa? Não acredito em barbeiros!
- Como?!
- Sim, se existissem barbeiros, não haveria pessoas de cabelos e barbas compridas!
- Ora, existem tais pessoas porque evidentemente não vêm a mim; não vão ao barbeiro. Eu não tenho culpa...
- Agora você me respondeu porque existe tanta tristeza em torno de nós..."



E então,o próximo texto, que considerei de uma genialidade sem igual:

DEUS E O MAL

"Um professor universitário desafiou os seus alunos com esta pergunta:
- Deus criou tudo o que existe?
Um aluno respondeu, afoitamente:
- Sim, Ele tudo criou.
- Tem a certeza que Deus criou tudo? - insistiu o professor.
- Sim senhor! - respondeu o jovem.
O professor, então, concluiu:
- Se Deus criou tudo, então Deus criou também o Mal, pois o Mal existe. E, assumindo que nós nos revelamos em nossas obras, então Deus é mau...
O jovem ficou calado em face de tal resposta e o professor gozava mais um triunfo da sua Lógica, que demonstrava mais uma vez que a Fé era um mito.
Então, outro estudante levantou a mão e perguntou:
- Posso fazer uma pergunta, professor?
- Claro que sim! - respondeu este.
Então o segundo jovem perguntou:
- Professor, existe o frio?
- Que pergunta é essa? Claro que sim! Ou, por acaso, nunca sentiu frio?
O jovem respondeu: - Na realidade, professor, o frio não existe! Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo o corpo ou objecto é susceptível de estudo, quando possui ou transmite energia. O calor é que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe realmente. Nós criámos essa definição para descrever o que sentimos quando nos falta o calor.
E o jovem prosseguiu: - Mas permita-me ainda uma outra pergunta. E a escuridão, existe?
O professor, intrigado, respondeu: - Existe, claro que existe.
O aluno retorquiu: Está de novo errado, professor, a escuridão também não existe. A escuridão, na realidade, é apenas a ausência de luz. A luz pode ser estudada, a escuridão, não. Até existe o prisma de Nichols, para decompor a luz branca nas várias cores de que a mesma é composta, com os seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão, não. Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina. Como se pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim? Escuridão é, pois, apenas uma definição que o Homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz!
Finalmente, o jovem perguntou. - Diga-me então agora , professor, ainda pensa que o Mal existe?
O professor respondeu, ainda insistindo: - Claro que sim, claro que existe, bem vemos os crimes e a violência em todo o Mundo, tudo isso é o Mal!
Retorquiu então o estudante: O Mal não existe, senhor. Pelo menos, não existe por si mesmo. O Mal é simplesmente a ausência de Deus, tal como o frio é a ausência de calor e a escuridão a ausência de luz. O Mal é uma definição que o Homem criou para descrever essa ausência de Deus! Deus não criou o Mal. O Mal não é como a Fé, ou como o Amor, que existem, como existem o calor e a luz. O Mal é o resultado de a Humanidade não ter Deus presente em seus corações. É dessa ausência que surge o Mal, como o frio surge da ausência de calor e a escuridão da falta de luz.
O jovem foi aplaudido de pé, e o mestre, abanando a cabeça, permaneceu em silêncio...
O reitor da Universidade dirigiu-se ao jovem e perguntou-lhe:
Como te chamas?
Chamo-me Albert Einstein, senhor..."



Pois bem, creio que não há mais muito de diferente a acrescentar. Deus é um Deus de AMOR e VIDA em abundância (João 10.10) e, se você se informar um pouco que seja, vai descobrir que essa desgraça toda que acontece à nossa volta (fome, desigualdade social, violência, desastres, etc) nada mais é do que a consequência de um mundo absolutamente distante dos valores ensinados, pregados e vividos por Ele! Valores esses, que condenam escancaradamente o egoísmo em que estamos afogados como sociedade; que geram um sistema desigual, que coloca tantas vidas em situações sub-humanas (e mesmo um fim a muitas delas)!
E, sim, Ele permitiu...Ele deixou CLARO que os frutos colhidos serão, evidentemente, condizentes com a natureza da "árvore" de onde vieram (e aqui, lembro que essa natureza pode ser transformada por - e somente por - Ele)! Tanto na Sua Palavra, quanto na Sua criação: você não espera que, de sementes ruins, nasçam frutos bons, certo?! "É possível colher uvas em espinheiros, ou recolher figos nos rochedos? Tampouco, frutos bon brotam de uma natureza má!" (Mt 7.16-18)
Se assim não fosse, DEUS NÃO SERIA JUSTO! E ELE O É!

A verdade, entristecedora, é que o ser humano (felizmente, não todos) é um tremendo de um "folgado"... Não está satisfeito por não entender por que Deus nos deu o livre arbítrio, o direito de escolha...E, esperadamente, evidentemente, também não estaria satisfeito se fosse uma marionete, absolutamente manipulada e sem poder algum de decisão - então, Deus seria um déspota!!!

Quando eu ouço a clássica pergunta que põe em questionamento a existência de um Deus, e um Deus essencialmente BOm, a única coisa que consigo perceber hoje é o quanto nós estamos alienados e o quanto somos induzidos, desde pequenos, a tomar posições baseados em informações cujas origens sequer questionamos, sem pensar que estamos tendo nossa opiniões formatadas, manipuladas por aqueles que, evidentemente, não têm mais do que a lucrar com o nosso prejuízo pessoal: com a nossa ausência de valores sólidos e benéficos, com o nosso crescente desaprender a nos relacionarmos, nossa famílias desestruturadas, nosso dinheiro roubado e mal-repartido, com a nossa dependência química, nossa perda de controle sobre nossos próprios impulsos e desejos, nossa depressão, nossa solidão em meio à multidão e apesar de toda lista de contatos do msn e redes sociais, nossas "necessidades" criadas de acordo com o que alimenta o cofre e o status dos que precisam derrubar os outros para "subir" na vida, nosso analfabetismo quanto às emoções humanas e nosso mundo interior (o ser), dentre tantas outras coisas...a nossa ignorância e falta de informação valem ouro!!!! (literalmente)

Ok, eu, particularmente, tive muitas das minhas dúvidas esclarecidas. Outras, ainda busco esclarecer. Mas sabe qual foi o mais curioso que me aconteceu? Foi que, enquanto eu fazia tantas perguntas...Deus esteve o tempo todo do meu lado, se fazendo presente na minha vida e realizando coisas humanamente impossíveis! Ele me fez sentir sua presença e amor. Então, eu aprendi que Ele não depende da minha fé pra existir! Ele simplesmente É! Assim, hoje eu não "creio" em Deus: eu SEI!
E eu entendi que fomos contaminados socialmente por uma cultura que CRÊ que certas coisas só existem para quem nelas CRÊ. E acabamos "fechando os olhos para as coisas invisíveis" que, independente de vermos, EXISTEM!


Não faço a mínima ideia de quem vai ler isso, mas o que eu quero dizer hoje pra ti é que, se existe algum desejo sincero, nem que seja lá no fundo do teu coração, de conhecer a Deus, BUSCA-O, não importa qual for o teu jeito, pois existe uma promessa, e ela é uma promessa para TODOS: "Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jeremias29.13-14).

Se isso se cumpriu na minha vida, vai se cumprir na tua também! E não importa a música que você ouve, as coisas que você faz, o jeito que você pensa, o que você veste, qual seu nível de informação, posição social, ou o que as pessoas dizem: Deus entende a linguagem do teu ser como nenhuma outra criatura na face da terra é capaz, somente Ele vê verdadeiramente o teu coração...e não é homem para mentir!

No final das contas, você sabe: não levaremos ouro e prata, NEM A OPINIÃO DAS PESSOAS para o nosso caixão... "Todas as coisas deveriam ser avaliadas como se estivessem sendo vistas do leito de morte!" (Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo)

Que Ele nos dê sabedoria e faça cair a venda dos nossos olhos, que nos impede de ver a verdade, pura, simples e crua como ela é!

"E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ!"

P.S: Assista ao vídeo com a letra da música que inúmeras vezes me comoveu, e comove, por nos lembrar quem somos: http://www.youtube.com/watch?v=XTNJJk8AdqQ

Abraço a todos!

2 comentários:

  1. Oi, Natalie!

    Sou uma dessas pessoas sobre as quais falas, que têm mil questionamentos a respeito da existência de Deus. E, até hoje, ainda não consegui ter essa convicção que tu transmites.

    Em meu blog postei um texto com ALGUMAS de minhas inquietações: http://ontheroad5.blogspot.com/2009/09/por-que-eu-ainda-nao-creio.html.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ana, gostei muito da tua sinceridade no teu texto, principalmente nesse trecho: "...não tenho vocação para uma fé cega; e somente sentir é insuficiente, pois, basta uma visita ao hospício para percebermos que os sentimentos podem nos enganar. Já vi gente que acredita que é o próprio Jesus Cristo, e isto basta para ser verdade? O que me consola é acreditar que se existe um Deus justo, ele jamais me condenaria por estar buscando a verdade, mesmo que esta busca implique em questioná-lo até que eu possa crer nele, realmente, de corpo e alma, se é que isto um dia irá acontecer."

    Eu também não tenho vocação para essa fé cega, por isso escrevi esse texto, que, apesar de longo, ainda não transmite todo o processo que me trouxe a essa convicção que tenho hoje. Para isso, acho que eu escreveria (talvez escreva, rsrs) um LIVRO! Eu sou bastante cientificista, realista, e, quando comecei a buscar a Deus, eu sabia, no meu íntimo, que só um Deus MUITO poderoso e sábio poderia fazer o milagre de me fazer crer e, mais do que isso ENTENDER POR QUE eu creria! E eu tenho certeza absoluta de que Ele não te condena por buscá-lo, questioná-lo, pois eu fiz muito isso e hoje tenho plena convicção do amor dele pela minha vida e do quanto Ele é presente.
    Mas as respostas não foram imediatas, nem gratuitas...como eu disse, eu busquei, e, mais do que isso, tive que esperar o tempo certo das respostas virem, mas ELAS VIERAM E VÊM, e isso me surpreendeu! Vieram através de pessoas, através de fatos, da observação da natureza e das pessoas, mas, principalmente, através de um estudo SENSATO da Bíblia...e isso, porque ELE colocou pessoas sensatas, inteligentes, e com um profundo conhecimento dela à minha volta, entendes?
    E, não, SENTIR não é o suficiente...A minha opinião é de que as emoções são enganosas quando não acompanhadas da razão! JEREMIAS 17.9 diz que "enganoso é o coração do homem". E, quanto ao que falaste do hospício,de fato,a nossa mente é capaz de produzir inúmeros sentimentos e emoções que não condizem com a realidade. Eu estudo psicologia e seria ridículo se não soubesse disso. Há muitas igrejas por aí que se guiam somente pelo "calor do momento" de uma pregação, pela força da sugestão mental, e não têm um embasamento bíblico sólido! Ledo engano...Eu não posso te dizer exatamente como deves proceder na tua caminhada, porque isso é algo muito pessoal, cada pessoa tem o seu jeito (e Deus conhece cada um deles)...mas se tem algo que eu não tenho medo é de questionamentos, porque me certifiquei de que Deus também não tem (quem tem são as pessoas - incluindo muitos cristãos, infelizmente)!!! Então, o que posso fazer é te dar o meu testemunho e ficar à disposição pra gente trocar umas idéias. Bjão, querida! ;)

    ResponderExcluir