12 de março de 2014

Compartilhando desinformação

Impressiona que, com toda a prática de uso da internet que as pessoas têm, hoje, não tenham por princípio desconfiar de muitas informações nela divulgadas e pesquisar um pouco, antes de replicar. Compartilham de tudo, sem sequer verem se as fontes são confiáveis e, pior, emitem opiniões e fazem debates (quando não entram em pé de guerra) em cima de informações falsas.

Obviamente que nenhum de nós está livre de eventualmente se equivocar diante da variedade de informações a nosso alcance, mas, em geral, um mínimo de esforço (e este é o problema) é suficiente pra se certificar se a notícia procede ou não. Há coisas absurdas sendo compartilhadas por aí! Não custa ponderar um pouco, antes de levar adiante uma desinformação.
Às vezes, aparenta que o povo está mais interessado no sensacionalismo do que na verdade, mesmo - mas ainda prefiro pensar (embora não seja tão melhor) que isso aconteça, em parte, por uma certa ingenuidade.

Ninguém precisa ou pode entender sobre tudo. Portanto, se não domina o assunto, pergunte, pesquise, considere a hipótese de dúvida, antes de concordar, de se escandalizar e, principalmente, antes de clicar em "compartilhar".

Um comentário: